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Por que sua empresa deve investir em uma Política de Privacidade?

Uma política de privacidade é um dos documentos mais importantes de qualquer site, seja institucional, comercial ou rede social. A política de privacidade detalha as visões e procedimentos da sua empresa sobre as informações coletadas dos visitantes.


Embora uma política de privacidade seja tecnicamente um documento legal, um grande esforço deve ser feito para criar um documento que seja objetivo e compreensível para os usuários que visitam o site da sua empresa.


Continue a leitura do texto e conheça 3 fortes argumentos para sua empresa investir hoje mesmo em uma política de privacidade.



Política de Privacidade


Uma política de privacidade é uma declaração contida em um site que detalha como os operadores do site irão coletar, armazenar, proteger e utilizar os dados pessoais fornecidos por seus usuários.


A definição de dados pessoais inclui nomes, endereços (físicos ou de e-mail), endereços IP, números de telefone, data de nascimento e informações financeiras, como detalhes de cartão de débito ou crédito.


Além de delinear como a empresa usará as informações, também inclui como irá cumprir suas obrigações legais e como aqueles que compartilham seus dados podem buscar recursos caso a empresa deixe de cumprir essas responsabilidades.


Toda política de privacidade deve conter as seções principais seguintes:


1) Introdução


Esta seção pode contar ao visitante um pouco sobre sua empresa e quaisquer informações ou funções especiais que seu site possui. Se o seu site possui condições especiais para a coleta de informações de crianças (menores de 16 anos e entre outros), você deve indicá-las claramente nesta seção.


2) Informações Coletadas


Os visitantes têm o direito de saber quais informações você está coletando. Pode ser óbvio que você está coletando dados pessoais ao pedir que eles preencham um formulário, mas você deve deixar isso claro. Você também deve incluir informações registradas por seus servidores, como nomes de host e endereços IP.


3) Método de Coleta


Detalhe os métodos usados ​​para coletar as informações. Todas essas informações o ajudarão a construir uma descrição detalhada de como você coleta informações.


4) Armazenamento de Informações


Como as informações são armazenadas? Os visitantes têm o direito de saber que você fará todos os esforços para armazenar suas informações pessoais em um ambiente seguro e protegido.


5) Detalhes de Contato


É importante ser o mais transparente possível e permitir que os usuários entrem em contato com você se tiverem alguma dúvida. Você deve apresentar um endereço de e-mail ou formulário online.



Benefícios de uma Política de Privacidade


Qualquer site que reúna dados sobre seus usuários, mesmo que seja simplesmente por meio do rastreamento de sua localização, deve ter uma política de privacidade.


Isso inclui sites de comércio eletrônico, sites que rastreiam o comportamento dos usuários por meio de cookies e até mesmo empresas que simplesmente enviam boletins informativos ocasionais.


Além disso, listamos 3 benefícios importantes que empresas de todos os tamanhos e mercados podem se beneficiar com o desenvolvimento de uma política de privacidade.


Mantenha a privacidade do seu site


A política de privacidade é um documento com informações pessoais e privadas que você coleta de seus usuários ou visitantes, explicando como você vai usar essas informações.

A definição do que constitui as informações pessoais dos visitantes varia, mas muitas vezes inclui seus nomes e endereços de e-mail e até mesmo endereços IP, bem como cookies do navegador.


É necessário que você tenha uma política de privacidade em sites e aplicativos móveis. Algumas possibilidades sobre por que você pode precisar de uma política de privacidade podem incluir:

  • É exigido por lei.

  • Pode ser necessário envolver serviços de terceiros.

Países em todo o mundo têm leis específicas que exigem que você tenha algum tipo de política de privacidade presente em seu site. No Brasil, existe a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Seja transparente


Ser o mais transparente possível no que diz respeito às informações de seus clientes desenvolve a confiança e conforto entre você e seus clientes, permitindo que eles confiem mais facilmente. Compartilhar informações verdadeiras e confiáveis ​​sobre os dados que você coleta e como eles serão usados ​​ajuda muito a estabelecer a confiança com seus usuários. Coletar e usar seus dados sem o conhecimento do cliente é desonesto e pode levar à perda de clientes ou até mesmo custar-lhe implicações legais.


Crie garantias


À medida que os usuários de sites se tornam cada vez mais conscientes da importância de proteger suas informações pessoais online, a necessidade de que os sites incluam uma política de privacidade é necessária. Se você simplesmente tem um blog e apenas coleta endereços de e-mail de assinantes para seus boletins semanais ou mensais, é absolutamente necessário alertar seus usuários de que você está coletando os endereços de e-mail para os fins pretendidos do boletim informativo. Portanto, é inegavelmente importante que eles saibam como essas informações serão utilizadas.


Muitos visitantes e usuários frequentes no mundo on-line confiam em sites que protegem suas informações confidenciais e pessoais, sejam endereços de e-mail, informações de cobrança e entre outros. Milhares de usuários provavelmente nem mesmo estão lendo uma declaração de política de privacidade completamente, mas eles ainda estarão mais à vontade e se sentirão seguros sabendo que uma política de privacidade está em vigor protegendo suas informações.


Os blogueiros e empresas com sites institucionais confiam erroneamente que, só porque não coletam nenhuma informação, eles não serão obrigados a definir uma política de privacidade para seus negócios. No entanto, essas empresas ainda precisarão ter uma política de privacidade que avise aos visitantes que não são coletadas informações pessoais.



Considerações Finais


Ter uma política de privacidade também protege você de qualquer possibilidade de ser processado ou quaisquer implicações legais que você possa enfrentar como um negócio. Mesmo se você tiver um aplicativo, precisa ter uma política de privacidade vinculada ao seu aplicativo antes de lançá-lo no mercado. Se os usuários do aplicativo não puderem obter acesso à sua política de privacidade por qualquer motivo, seu aplicativo poderá ser suspenso ou mesmo encerrado.


Se você deseja iniciar o processo de obtenção de uma política de privacidade, existem maneiras simples e rápidas de criar uma. Não sabe como criar ou implementar com eficácia uma política de privacidade? Sem problemas. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em atendê-lo.

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